Dicas








 Ideias para Casamento na Praia.




















IDEIAS PARA CASAMENTO CAMPO - PARA VC USAR A IMAGINAÇÃO










Qual a História e o Significado do Buquê de Noiva?

Buquê é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.

Acredita-se que o surgimento dos buquês tenha sido na Grécia, feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado.

Já na idade média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte.

Na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê, faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união.

Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. E em certa época, quando era impróprio falar com abertura sobre os sentimentos, os buquês passaram a ser escolhidos com base no significado das flores, que seriam o porta voz da noiva.

SIGNIFICADOS:
Acácia branca ou rosada: constância e elegância
Amor perfeito: lembrança;
Azáleia: romance;
Begônia: timidez;
Camélia: beleza, virtude;
Copo de leite: felicidade e pureza;
Coroa imperial: poder;
Cravo: fertilidade;
Crisântemo: paixão;
Dália: delicadeza;
Dente de leão: vida;
Flores do campo: felicidade;
Gérbera: alegria;
Girassol: vida;
Hortência: energia;
Jasmim: amor;
Lírio: sorte e casamento;
Margarida: inocência;
Miosótis: amor sincero;
Papoula:fertilidade;
Tulipa: amor;
Violeta: lealdade;
Orquídea: sensualidade;
Rosa branca: pureza, paz;
Rosa champanhe: admiração, reverência;
Rosa alaranjada: fascínio, encanto;
Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;
Rosa vermelha: amor, paixão;

Hoje o buquê é considerado uma peça essencial para completar o look da noiva. Os modelos são diversos e usa-se muito fazer mistura de flores e cores. Até mesmo, está surgindo como tendência o uso de buquês de botões, pedras, pérolas, tecido.
Mas mesmo com tantas opções, o tradicional buquê de flores naturais não perde o espaço e ainda é a grande preferência das noivas. Os modelos mais comuns são: Buquê redondo, cascata e braçada.

Confira alguns modelos e veja qual deles mais combina com você.





Alianças
 A palavra aliança surgiu por volta do século XV, provavelmente em Provence, na França. Mary de Burgundy foi a primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presenteá-la com um anel de diamantes foi de seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477. A forma circular do anel, sem começo nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal.


No plano esotérico, a aliança possui poderes mágicos. É a protetora simbólica da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo. O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda parece ligado a uma crença antiga. Acreditava-se que nesse dedo existia uma veia que ia direto para o coração. O dedo anular esquerdo tornou-se, assim, o dedo da aliança de casamento em diversas culturas.



Grinalda
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.


Amêndoas
Os italianos acreditam que as amêndoas trazem felicidade aos noivos. São oferecidas cinco, envoltas num tule. Cada uma das amêndoas tem um significado. São eles: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade.


Azul
Uma tradição comum é a noiva usar uma peça azul para “cortar a inveja” das moças solteiras.

Beijo
O primeiro beijo trocado pelos noivos no encerramento da cerimônia teve diversos significados ao longo dos tempos. Muitas culturas acreditavam que o casal trocava espíritos na respiração e parte de suas almas também eram compartilhadas. O beijo nupcial que se pratica em alguns países teve a sua origem na época feudal. Significa uma homenagem que o noivo fazia à família da noiva. 

Bolo
O bolo sempre desempenhou um papel muito importante nas festas de casamento. Antigos romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância. Muitas outras culturas jogavam trigo, farinha ou bolo na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte. Os primeiros britânicos assavam cestos feitos com biscoitos, que os convidados levavam para casa, ao final da cerimônia. Os noivos tentavam se beijar sobre estes pedaços. O costume do “bolo da noiva” veio da França. Conta-se que um cavalheiro francês assistiu a um casamento inglês no qual o noivo e a noiva se beijavam por cima de uma mesa cheia de doces. Voltando ao seu país, achou mais interessante fazer, em vez de montes de doces, um só bolo modelado e  confeitado.

Bouquet
Para os antigos gregos e romanos, o bouquet era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera. Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no bouquet da noiva, seu temperamento se manteria “doce”. A entrega do bouquet representa a despedida da noiva, que o atira para repartir com os convidados, num gesto generoso, a sua felicidade.
Ritual das Areias ou Cerimônia das Areias
 A cerimônia das areias consiste em: o noivo e a noiva ficam com um pote de areia colorida, cada um de uma cor e durante a cerimônia normal do casamento, eles colocam ao mesmo tempo as areias em um pote maior, que caiba o conteúdo dos dois juntos e que as cores fiquem mescladas. Enquanto os noivos vão jogando as areias no pote grande, o celebrante vai falando coisas relacionadas a "juntar e não separar". Porque depois que vocês colocarem as areias no pote grande, será impossível separar novamente as cores, elas ficarão juntas para sempre e assim tem que ser com vocês também. Estarão se juntando nesse dia e permanecerão juntos eternamente. Sobre o que o celebrante fala, vocês podem conversar com ele e combinar o que vai ser dito, mas lembrando sempre de comparar com algo que provavelmente nunca mais se separará.


No final, ele abençoa o pote com as areias já misturadas e vocês podem guardar na estante de suas casas, como um enfeite da decoração, mas claro, que tem um significado muito importante e não simplesmente um pote colorido.

 Exemplo de Cerimonia das Areias
"Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável".

Indissolúvel!


Pode ser feita antes ou depois da troca de alianças.


Noiva: Deus abençoou o teu caminho até junta-lo ao meu.

Noivo: E cuidou da tua vida, separando-a para mim.

Padre ou celebrante: Assim como essas areias jamais poderão ser separadas, que esta união também seja inseparável


Chuva de Arroz diferente
O que jogar nos noivos para dar sorte após o casamento?
A tradicionalíssima chuva de arroz na saída dos noivos da cerimônia, ficou no passado.
São muitas as opções para que esse momento seja original e igualmente divertido.
Bolinhas de sabão, pétalas de rosas, serpentina e confetis, coraçõeszinhos de papel, balões de gás, borboletas e até pombas brancas.
O mais importante nesse momento são os pensamentos positivos dos convidados!

Share
Tweet
Pin
Share